Doutrina

O desenho institucional e procedimental da mediação na Administração Pública brasileira: o estudo de caso da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal - CCAF (2010-2015)
Descrição

A presente dissertação trata da criação e da adaptação do desenho institucional e procedimental da mediação como método de resolução de disputas no âmbito da Administração Pública. Para tanto, utiliza-se do método empírico, a partir da análise do conteúdo de casos mediados pela Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal - CCAF, selecionados do período de 2010 a 2015, bem como da análise dos resultados de entrevistas realizadas com mediadores advogados públicos integrantes do corpo da CCAF nesse período. No primeiro capítulo, aborda-se a mudança de paradigma da Administração Pública para sua vertente consensualista e da boa Administração, que traz a mediação, descrita em várias facetas, como instrumental do consensualismo administrativo. No segundo capítulo, abordam-se modelos teóricos de desenho institucional e procedimental da mediação de conflitos da Administração Pública em seus elementos centrais: tempo, espaço, sujeito e objeto. No terceiro capítulo, abordam-se os casos selecionados da CCAF, fazendo-se a subsunção dos elementos característicos dos casos aos modelos teóricos, assim como abordam-se os resultados das entrevistas com os mediadores da CCAF. Ao final, pode-se concluir que a resolução de conflitos na Administração Pública por meio da mediação é possível dentro de padrões de legalidade e pode ser incorporada pela Administração Pública pela dedução de um dever legal de consensualismo e eficiência administrativa. Conclui-se também que a institucionalização da mediação depende do encontro de um ponto ótimo entre a ausência de estruturação, que destrói modelos da prática mediativa e limita-a a esforços individuais, e o excesso de formalismo, que transforma a mediação em outra modalidade de processo administrativo. O ponto ótimo depende do desenvolvimento de um programa de gerenciamento do conflito por mediação que possua base institucional sólidae mediadores capacitados para a coisa pública, mas que permita que o conflito seja trabalhado dentro de um processo flexível e moldado às características daquele conflito. Finalmente, a consolidação do desenho institucional do sistema de gerenciamento de conflitos depende da elaboração e aplicação de métricas de qualidade, assim como do estabelecimento de um sistema que perceba o princípio da publicidade como forma de acesso do cidadão sobre qual conflito a Administração Pública submete à mediação.
  • O desenho institucional e procedimental da mediação na Administração Pública brasileira: o estudo de caso da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal - CCAF (2010-2015)
  • O desenho institucional e procedimental da mediação na Administração Pública brasileira: o estudo de caso da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal - CCAF (2010-2015)

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2025.
Acesso em: 12-09-2025. Disponível em: https://www.arbitpedia.org/conteudo-exclusivo/6650-o-desenho-institucional-e-procedimental-da-mediacao-na-administracao-publica-brasileira-o-estudo-de-caso-da-camara-de-conciliacao-e-arbitragem-da-administracao-federal-ccaf-2010-2015.html?category_id=117

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin