Doutrina

Árbitro e Estado: interesses divergentes?
Árbitro e Estado: interesses divergentes?
Descrição

Apresentado originalmente como dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo.
Privilegiados pelo atributo da soberania, os Estados Modernos nasceram da recusa de se submeterem à autoridade de outras entidades políticas. A soberania proporcionou meios de frear toda tentativa de regulamentação jurisdicional que não fosse a proveniente dos próprios Estados e, assim, a idéia de justiça é imediatamente associada àquela provinda dos órgãos estatais. Dessa forma, a arbitragem, instituto que precedeu na história das relações internacionais a soberania, ficou relegada a um pape l secundário e até esquecido na busca pela justiça. O ressurgimento definitivo da arbitragem deu-se com o fenômeno da globalização e da intensificação do comércio internacional. Entretanto, a arbitragem não pode atender às expectativas esperadas d e meio de resolução de controvérsia sem a importante contribuição do Estado. Essa interação para ser eficiente e atingir seus objetivos deve garantir o bom funcionamento do instituto de forma ativa e proporcionar regras gerais favoráveis e de identificação clara e fácil para que o árbitro possa contar com uma assessoria segura e previsível. A assessoria estatal, contudo, não possui somente o aspecto fundamental de garantir a força coercitiva que falta à arbitragem, mas de favorecer com seu controle a segurança das transações assegurando o respeito aos princípios norteadores do Direito.
Sumário

O árbitro e o Estado: Estado de ex parte principis para ex parte populis -- A obrigação do árbitro e a função do Estado: Ubi partes sunt concordes nihil abjudicem? -- O controle do Estado e o poder do árbitro: Controle estatal - uma espada de Dâmocles para o árbitro? -- A ordem pública e o árbitro: O caso Caillou: ordem pública, arbitrabilidade e outras implicações.
  • Árbitro e Estado: interesses divergentes?
  • Árbitro e Estado: interesses divergentes?

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2025.
Acesso em: 12-09-2025. Disponível em: https://www.arbitpedia.org/conteudo-exclusivo/6176-arbitro-e-estado-interesses-divergentes.html?category_id=115

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin