Doutrina

A incorporação de ferramentas virtuais no processo de mediação
Descrição

Este artigo busca discutir a introdução das práticas de mediação virtual no sistema judicial brasileiro. Para tanto, serão apresentadas diversas situações em que esta poderia ser utilizada, assim como possíveis benefícios gerados pela expansão e aceitação de sua prática. Serão feitas comparações e paralelos às técnicas já utilizadas por diversos institutos de arbitragem pelo mundo que fazem uso de tais recursos, demonstrando como sua implantação no âmbito local e para causas cotidianas seriam de extrema importância para a redução do número de processos impetrados diariamente. Haverá discussão sobre a metodologia a ser aplicada pelos árbitros e mediadores para que tais técnicas apresentem o almejado objetivo expondo em quais situações as diversas ferramentas podem ser utilizadas e suas eventuais insuficiências. Há de se ressalvar que este artigo não possui a pretensão de sugerir que tais técnicas poderiam substituir as práticas de mediação e arbitragem presenciais, mas sim demonstrar como a utilização da rede mundial de computadores pode mostrar-se valorosa na obtenção de resultados satisfatórios durante as resoluções de conflitos. Seu principal objetivo é, através de uma análise das possíveis benesses e contrapontos, chegar à conclusão de quais determinadas ferramentas hoje disponíveis poderiam, se incorporadas ao processo mediatório, aprimorar a situação do sistema judicial brasileiro, além de avalizar como seria possível utilizálas em diversas situações cotidianas na resolução de disputas e o que seria necessário aos profissionais responsáveis pela sua atuação para que esta seja eficiente e satisfatória.
Sumário

1. A MEDIAÇÃO NO SISTEMA JURÍDICO; 2. A MEDIAÇÃO ONLINE; 2.1 O MEDIADOR NO PROCESSO ONLINE; 2.2 A UTILIZAÇÃO DA MEDIAÇÃO ONLINE; 3. DAS FERRAMENTAS VIRTUAIS E SUA APLICAÇÃO; 3.1 VIDEOCHAMADAS OU VIDEOCONFERÊNCIAS; 3.2 CHATS, E-MAILS E MENSAGENS DE TEXTO EM GERAL; 3.3 STREAMING DE VÍDEO EM TEMPO REAL; 4. DA ARBITRAGEM ONLINE; 5. ALGUNS EXEMPLOS; 6. CONCLUSÃO; REFERÊNCIAS.

  • A incorporação de ferramentas virtuais no processo de mediação
  • A incorporação de ferramentas virtuais no processo de mediação

Compartilhe:

RANZOLIN, Ricardo (org.). Arbipedia. Comentários à Lei Brasileira de Arbitragem. Arbipedia, Porto Alegre, 2025.
Acesso em: 12-09-2025. Disponível em: https://www.arbitpedia.org/conteudo-exclusivo/10229-a-incorporacao-de-ferramentas-virtuais-no-processo-de-mediacao.html

Todos os direitos reservados a Arbipedia. Termos de Uso. Política de Privacidade.
Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido sem citação da fonte arbipedia.com
Coordenação Ricardo Ranzolin